Acordo: debate ou um silogismo ao invés…

É assim. Foi assim. Marcado e anunciado, foi o debate público em sede de Assembleia. Debater o quê? O acordo, é claro. Presente, gente grada. Não só para assistir, também para participar. Bem escolhida, com opinião própria ou forçada por conveniência política, em grande parte favorável, com posição, ainda que acaso não plenamente convicta, aderente à conclusão do silogismo a debater: o acordo está certo, é para ratificar.
Para rebater as premissas pós-ajustadas à conclusão, o interveniente Vasco Graça Moura (o texto completo da sua intervenção pode ler-se no blogue de Eduardo Pitta) que, desde sempre se tem titanicamente debatido, com argumentos lógicos e bem claros, contra a insensatez deste acordo. Entretanto, as Universidades propriamente, com os seus Mestres, linguistas ou filólogos, marginalizadas, caladas ou não ouvidas, como bem o evidenciou o interveniente contraditor.
E aí tendes a lógica/ilógica deste debate: conclusão/decisão tomada; ajustamento das premissas (ou pós-missas?); convencer ou construir aprência de convencimento; finalmente, vencer! Se assim for (esperemos, ainda, que não), vitória pírrica… Será a isto que os entendidos chamam silogismo ilegítimo? Eu por mim, chamar-lhe-ia silogismo ao invés. O silogismo de pernas para o ar!… Mas a moda parece que está pegando…
E eu lembro-me de gente com ‘alta autoridade’, contestando vigorosamente: além do contraditor referido (honra lhe seja!), Eduardo Lourenço, Lúcia Lepecki, Vitorino Magalhães Godinho e quantos outros!…
A propósito, porque não experimentar um referendo, pelo menos entre os profissionais do ensino da língua, desde o pré, passando pelo básico e secundário, ao universitário?…

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: