Acordo/desacordo – prós e contras

Vi/ouvi ‘Prós e contras’ na segunda-feira passada, dia 14/4/08. Na ‘mesa’, dois ‘prós’- um universitário e uma escritora; dois contras’ – um escritor/poeta e uma universitária. Quanto a qualificações, poderíamos considerar o empate. Mas a mim os prós’ não convenceram.

Continuo, pois, convencido, cada vez mais, pelos ‘contras´. Um, escritor/poeta, que, não sendo linguista, como tem afirmado e reafirmado, tem desenvolvido e aprofundado, contra o acordo, argumentos linguísticos, válidos e convincentes, como não tenho visto nenhum linguista fazê-lo. Continue a sua/nossa luta, Vasco Graça Moura! A outra, professora universitária qualificada, descomprometida politicamente, e apresentando as suas razões, quanto a mim as mais razoáveis, contra este acordo, apesar de confessar que tem na sua mesa de trabalho o A. Houaïss na versão brasileira. Eu também o tenho na minha, mas na… ‘tradução’ portuguesa.

Por falar em tradução…, eu acho que é isso. Haja em vista o que disse aquele tradutor Roque (não foi só por corporativismo, não!). Assim, trata-se de acordar o inacordável: o ‘brésilien’ (o português do Brasil – o brasileiro) e o português europeu… (Vide outras postagens: “Acordo/desacordo” e “Semana da língua portuguesa”)

Falou-se em colonialismo. Mas então não será disso mesmo que se trata, neste acordo? Uma espécie de neocolonialismo ao contrário: já não da metrópole sobre a sua colónia, mas sim da ex-colónia sobre a ex-metróple?… Isto, apesar de eu ter já dito e aqui o redigo: se calhar, o brasileiro falado (o escolarizado, pois) será a língua românica mais bela depois do italiano…

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

