A “Presidenta”

Alguém, mais habilidoso navegante da blogosfera do que eu, informou-me de que o Livro de Estilo, blogue mantido por Ricardo Nobre, tinha postado sobre o substantivo “presidenta” usado por Pilar del Rio. Também eu, ao ler a entrevista no DN de 6 de Julho, me lembrei de postar o assunto, que abordara já no Tento na Língua!, rubricas 17, 69 e 97, para onde remeto os deparantes de acaso ou adrede visitantes que queiram alargar o tema para além dos particípios presentes…

A rubrica 17, “Embaixatriz ou Embaixadora?”, feita quando estava ainda na escola, levou-me ao tempo da primeira-ministra Maria de Lurdes Pintassilgo. Mas a minha ousadia foi ainda mais longe, quando, por exemplo, sugiro que Maria Callas podia muito bem ser “a ‘soprana’ Maria Callas” e não “o soprano”…

“Serão todos ignorantes?”, pergunta Ricardo Nobre. É claro que não.

Mas que a questão tem muito a ver com a sociolinguística, parece-me óbvio. E esses femininos todos, incluindo a “presidenta”, não se poderão separar, é claro, da evolução sociopolítica da mulher, feminista ou não feminista…

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

