Acordo: um mau passo de Sua Excelência

Todo o respeito que tributo, como simples cidadão utente da língua ou como modesto professor de Português, à pessoa, e, sobretudo, à Função de Sua Excelência o Presidente da República, tendo em conta  o Estado de Direito em que nos encontramos e a Democracia que o enforma, não me pode coibir de expressar a minha total discordância com a promulgação.

Nesta conformidade, e depois de ter lido o esperado artigo de Vasco Graça Moura, no DN de hoje, 23.07.08, p. 10, que respondeu cabalmente à minha expectativa, mais não digo, a não ser citar, com a devida vénia, três parágrafos do referido artigo que se reduzem à citação de um linguista de alto gabarito:

“António Emiliano acaba de publicar na Guimarães Editores o livro O Fim da Ortografia – Comentário Razoado dos Fundamentos Técnicos do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990).

“Aí afirma, quanto à Nota Explicativa, única peça oficial em que se fundamenta o Acordo, que ‘com documento tão desconchavado, tão imperfeito e tão lacunar, nenhum decisor político está ou esteve em condições de apreciar verdadeiramente o teor e as consequências da reforma’.

“E acrescenta: ‘ É meu parecer profissional que o texto da Nota Explicativa peca não apenas por conter erros grosseiros de análise linguística e de apreciação da estrutura, natureza e funcionamento de um sistema ortográfico, mas também por induzir deliberadamente em erro os decisores políticos quanto à verdadeira extensão das mudanças ortográficas propostas’ “.

Mas não deixem de ler o artigo de Graça Moura e o livro de António Emiliano, que eu também vou ler.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s