Acordo: um mau passo de Sua Excelência

Todo o respeito que tributo, como simples cidadão utente da língua ou como modesto professor de Português, à pessoa, e, sobretudo, à Função de Sua Excelência o Presidente da República, tendo em conta  o Estado de Direito em que nos encontramos e a Democracia que o enforma, não me pode coibir de expressar a minha total discordância com a promulgação.

Nesta conformidade, e depois de ter lido o esperado artigo de Vasco Graça Moura, no DN de hoje, 23.07.08, p. 10, que respondeu cabalmente à minha expectativa, mais não digo, a não ser citar, com a devida vénia, três parágrafos do referido artigo que se reduzem à citação de um linguista de alto gabarito:

“António Emiliano acaba de publicar na Guimarães Editores o livro O Fim da Ortografia – Comentário Razoado dos Fundamentos Técnicos do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990).

“Aí afirma, quanto à Nota Explicativa, única peça oficial em que se fundamenta o Acordo, que ‘com documento tão desconchavado, tão imperfeito e tão lacunar, nenhum decisor político está ou esteve em condições de apreciar verdadeiramente o teor e as consequências da reforma’.

“E acrescenta: ‘ É meu parecer profissional que o texto da Nota Explicativa peca não apenas por conter erros grosseiros de análise linguística e de apreciação da estrutura, natureza e funcionamento de um sistema ortográfico, mas também por induzir deliberadamente em erro os decisores políticos quanto à verdadeira extensão das mudanças ortográficas propostas’ “.

Mas não deixem de ler o artigo de Graça Moura e o livro de António Emiliano, que eu também vou ler.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: