Atletas “mal-educados” e “incultos”?!…

A gente ouve/lê e pasma. E pomos a nós mesmos a questão: será a língua do emissor a mesma língua do receptor? Se calhar não é. Ou então é-o mas apenas formalmente. Semanticamente, não é possível. Ora vejam.

Há uns dias que presidente do Comité Olímpico Português está a fazer-se ouvir/ler, nas rádios, nas televisões, nos jornais. Do DN de hoje (21/08/2008), p. 3, transcreve-se:

“Sem falar de nomes, Vicente de Moura sugere: ‘Nós preparámos os atletas desportivamente, mas culturalmente não, porque a educação não é connosco. Todos temos de ter educação, olhar para a bandeira e saber que temos o povo português todo atrás de nós'”.

Então, o que é isto? Quererá o senhor Presidente dizer, num incompreensível revivalismo scolarístico, que o que fazia falta (para que a ‘nossa’ participação nas Olimpíadas de Pequim não fosse a vergonha nacional que tem sido), o que faz falta é uma oração à Madonna de Caravaggio, profetizando vitórias que acabaram sempre em derrotas? E nem sequer falta o apelo patriótico à bandeira (“olhar para a bandeira”). Sim, porque, pelos ditos/ouvidos/lidos, o COP fez tudo. Temos então de perguntar porque é que o “tudo” do COP deu em nada, ou quase nada, se pensarmos na medalha da Vanessa. Se bem quisermos entender, por uma razão simples: porque os atletas são mal-educados e incultos, já que bem preparados estão eles!…

Os atletas estão, pois, desmotivados. Quanto pagamos para eles? Os dirigentes, desanimados. Quanto recebem eles das nossas contribuições? Pobre País! Não seria melhor mas é irmos todos à bruxa?

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: