“Os Maus e os Outros”: uma síntese antológica da crise

Com a devida vénia, não resisti à tentação de trazer para aqui o texto de Manuel Alegre, no DN de 15/Out/08, p. 22 ao fundo e à esquerda, como a melhor síntese do estado em que estamos metidos: Portugal na ‘sua’ crise, inserido na Crise global. Devia ser posta imediatamente, como modelo de síntese, nos manuais de todas as disciplinas, com a recomendação ser estudada em todas as aulas, em todas as escolas, do 1º básico ao mais alto universitário, incluindo pós-graduações. Aí vai:

“Eles não são maus. Maus, maus, são os outros, os sindicalistas, principalmente os da CGTP. E também os professores. E a esquerda arcaica que defende os serviços públicos e o papel regulador e interventor do Estado. E os desempregados. E os que não têm dinheiro para pagar a hipoteca da casa. E os jovens em trabalho precário. Esses são os maus.
Os outros, não, mesmo que tenham posto em risco, se é que não afundaram mesmo, o sistema financeiro mundial.
Agora, o Estado, que eles queriam mínimo, volta a ser o máximo: socializa as perdas, a pensar, segundo a senhora Merkel, nas pessoas, claro. Mas sem tocar nas mordomias, deles, os donos, os gestores, os coveiros do sistema.
Ninguém é responsabilizado, ninguém presta contas, ninguém vai preso. Os fundamentalistas do mercado encostam-se ao Estado. E os tecnocratas continuam a perorar.
Em 1975, defendiam as nacionalizações e o sector empresarial do Estado, onde tiveram o cuidado de se encaixar. Depois foram os paladinos das privatizações, não sem antes assegurarem que continuariam onde estavam.
Agora defenderão o que for preciso. Nós cá estamos para lhes pagar…”

(Manuel Alegre, in DN de 15/Out/2008, p. 22)

Advertisements

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: