Prefeito / perfeito – palavras parónimas

Há por aí alguns (muitos…) falantes que não perceberam, ainda, que as pequeninas diferenças entre dois parónimos (palavras parecidas) têm, geralmente, grande importância a nível da semântica, ou seja, da significação. Não raro deparamos, nos jornais e nas pantalhas, com essa confusão (ou ignorância?) quando se escreve/fala no “perfeito” de certa congregação vaticana ou de alguma cidade (do Brasil e outros sítios). Vamos lá então compreender, duma vez por todas, essa diferenciação. Não esquecer: a etimologia ajuda.

Prefeito – (Do lat. praefectu– do particípio do verbo praeficere, praefectus-a-um). Simples adjectivo ou adjectivo substantivado, significa: preposto a; posto à testa de; que preside a.

Perfeito – (Do lat. perfectu– do particípio do verbo perficere, perfectus-a-um), significa: perfeito, acabado.

Portanto, resumindo e concluindo: prefeito duma Congregação é o cardeal que a ela preside; prefeito duma cidade é o que preside a essa cidade ou município. Equivale, em Portugal, ao presidente da câmara. Em certos colégios, há professores que desempenham a função de prefeito de um agrupamento de alunos – prefeitura.

Vejam bem: dois simples prefixos, que se escrevem com as mesmas letras, apenas diferentes na posição da segunda e terceira. Basta essa pequenina diferença para que as duas palavras tenham, a nível semântico, uma diferença enorme…

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: