A sinédoque de Câncio

Gosto, às vezes, de ler as crónicas de Fernanda Câncio. (Ver aqui). Mas também às vezes não me agrada. “Gostar dos Miúdos”, por exemplo (DN 21/Nov/2008, p. 9). E porque é que não me agrada esta crónica? Porque a autora constrói um texto politicamente correcto. Correcto de mais, para este leitor seu de às vezes. Era o dia seguinte àquele em que a Senhora Ministra fez um aparente recuo, anunciando as tais medidas ‘simplices’. Assim. O texto pega na protagonista Maria do Rosário Gama, a tal professora de Coimbra, pelos vistos excelente, que se vai reformar porque se recusa a ser cúmplice do caos em que lançaram a Educação. Porque está revoltada e magoada, engrossou a manifestação.

E o leitor, professor (eu), entra pelo último parágrafo, aplaudindo protagonista e cronista. Chega ao meio do parágrafo, já não longe do fim, e eis senão quando aparece uma tal palavra de ordem, referida mas não expressa, uma das muitas outras que toma conta do discurso de esgalha-pessegueiro contra os professores até ao fim: ” ‘gostar dos miúdos’ não é compatível com transformar a escola num campo de batalha”.

E quem transformou a escola num campo de batalha? – perguntaram os meus botões à cronista. Reli a crónica toda e disse aos meus botões que, para a cronista, terão sido os professores. É que a estruturação do texto pretende que o leitor assim conclua, pois a sinédoque em que a autora o afunila não permite tirar outra conclusão.  E é aí que está o veneno da coisa: uma palavra de ordem que é, aliás, contrariada pela protagonista e por toda a manifestação (incluindo a generalidade das palavras de ordem), passou a ser a ideia principal. Tomou Câncio a parte pelo todo, o recanto pela paisagem, a palavra de ordem radical pelo conjunto das palavras de ordem lógicas e sensatas, e atirou-a à cara dos professores. E aí está como uma sinédoque tornou o texto politicamente correcto: contra os professores, pois, pelo menos os 120.000, incluindo a protagonista.

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: