“Inovar” e Inovar

Esteve este texto para ser titulado assim: “A aula de português anda no bolso dos meus alunos”. Na última página do DN de 7/ DEZ/ 08 vejo uma daquelas carinhas que nos dão logo a ideia de muita inocência (no melhor sentido da palavra) e não menor inteligência e coragem pedagógica. Professora de português, vejam vocês bem do que ela se lembrou (Oh, imaginação pedagógica, criativa e eficiente!). E não foi por acaso que ela “deu nas vistas da Microsoft, que a convidou para um fórum europeu de professores inovadores”. Na sala de aula da professora Adelina Moura é ignorado o aviso que está na parede a proibir o uso do telemóvel. Eles estão mais motivados para escrever num teclado do que com o punho. E explica,  a sorrir, o seu mantra: ‘se não os podes vencer junta-te a eles.’ Mas vale a pena alongar a citação do texto jornalístico.

” Tudo começou em 1987, quando usou pela primeira vez um computador numa sala de aulas. Pôs os alunos a fazer uns exercícios de gramática e viu que eles ficavam satisfeitos por o computador os aplaudir quando resolviam bem os problemas”.
” Nunca mais parou. Para começar meteu as aulas numa página na Web” (portuguesonline.no.sapo.pt). Como diz o Prenski, ‘eles são nados digitais e nós somos emigrantes digitais”.

E eu que o diga, penso cá com os meus botões! Professor de português aposentado, que ‘saudades’ eu tenho da possibilidade que não tive de ter tido ao meu alcance estes recursos informáticos! Mas, paciência!, aprendi ao menos a escrever ao computador e já poderei morrer descansado… Aí é que está: descansado pela inovação certa, necessária e oportuna. Porém, não muito descansado quanto aos inovadores da inovação só pela inovação, como alguém que se lembrasse, p. e., de  regredir às minúsculas acabando com as maiúsculas ou virar as letras de pernas para o ar!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: