O brasileiro na Wikipédia

Ouvi hoje (1/Jan. 2009, na Antena 1) a notícia sobre a adopção das novas normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na Wikipédia. O  Português do Acordo, ou, por outras palavras – digo eu – o Brasileiro. Não o Português de Camões, de Vieira, de Eça, de Garrett, de Pessoa, mesmo, porque não?, de Machado de Assis. O Brasileiro, pois. Língua novilatina de segundo grau. Sem o mínimo sentido pejorativo (é uma língua bonita, falada, bem ou mal, por não sei quantas centenas de milhões, língua que  eu respeito e aprecio), nem qualquer intenção de dizer outra coisa além de que provém do Latim mediante outra – o Português. Espero que os linguistas me aceitem a classificação.

E agora, Vasco?!…

Vamos, pois, ter na Wikipédia, o Brasileiro, não o Português. Após cerca de um século de voluntária e ostensiva emancipação da língua-mãe (o Latim é a língua-mãe do Português…), querem impor-nos o Brasileiro como nossa língua. E eu, professor de Português, aposentado, já não vou ter receio de que me marquem erros, se me recusar a mudar de língua…

E agora, Vasco?!…

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

