Os dias da semana: curiosidades linguísticas

Para marcar qualquer coisa, mesmo uma consulta, na vizinha Espanha, mesmo uma consulta, é sempre um castigo quando se trata do dia da semana (não bastasse já a hora que é sempre diferente).  Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta-feira, ninguém entende lá. Mais habituado ao francês, a memorização há muito que estava automatizada: lundi, etc. Só que de lundi a lunes vai uma diferença que sempre atrapalha… E lembrei-me de trazer para aqui uma ajuda para deparantes de acaso ou adrede visitantes que tenham curiosidade de saber as diferenças e alguns porquês (todos não: nem os sábios ainda os descobriram…).

Dias da semana, pois. Porque são tão diferentes na Europa, do Guadiana para lá deste jardim à beira-mar plantado?!

Dizem os entendidos que a divisão do mês (quando ele ainda era lunar) em  semanas vem do tempo dos Caldeus, e foi depois adoptada pelos judeus a partir da tradição registada no Génesis: Deus criou o mundo em seis dias e ao sétimo – o sabaht – descansou . É daí que o dia se chama Sábado, do lat. Sabatum, de origem hebraica, mas recebido por via do gr. Sabbaton, o sábado dia de repouso entre os Judeus, tà sábbata, no pl. Para semana, o vocábulo latino documenta-se a partir da época imperial (Horácio, Sátiras, I. 9, 69, etc): septimana = sete manhãs (dos dicion. Etimológicos).

Desde tempos imemoriais, os dias da semana receberam nomes astronómicos que partiam da Mitologia greco-latina: Solis dies (= Dia do Sol), Lunae dies (= Dia da Lua), Martis dies (= Dia de Marte), Mercurii dies (= Dia de Mecúrio), Jovis dies (= Dia de Júpiter), Veneris dies (= Dia de Vénus), Saturni dies (= Dia de Saturno). E aí temos os sete. Curioso é que, para o sétimo dia – Saturni dies –, por influência judaica (bíblica) foi adoptado o nome Sabath, por via grega e latina (Sabbaton, Sabbatum),  nome que prevaleceu por entre tantas vicissitudes através dos tempos. Mas em inglês, parece que resitiu o Saturni dies que bem se vislumbra em Saturday.

Porém, todo o esforço que os Cristãos (leia-se, o Papa, que passou a mandar no calendário…) fizeram para ‘cristianizar’ todos os dias da semana nem por isso foi totalmente bem sucedido, o que se demonstra pelos nomes latinos (pagãos) mantidos na Europa a todo o custo, com a evidente evolução.

Vejamos exemplos óbvios:

Italiano: Domenica, Lunedi, Martedi, Mercoledi, Giovedi, Venerdi, Sàbato. Francês:   Dimanche, Lundi, Mardi, Mercredi, Jeudi, Vendredi, Samedi.
Espanhol: Domingo, Lunes, Martes, Miércoles, Jueves, Viernes, Sábado.
Romeno:   Duminica, Luni, Marti, Miercueri, Joi, Vineri, Sambat.
Portugês:  Domingo, Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sabado.
Inglês:   Sunday, Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday.
Alemão: Sonntag, Montag, Dienstag, Mittwoch, Donnestag, Freitag, Samstag.
Grego: tinha aqui os dias da semana em grego, com a denominação e os caracteres gregos, mas o filtro do e-mail  trocou tudo com os caracteres latinos. Posso, no entanto, afirmar que as denominações correspondem às latinas:  Domingo (dia do Senhor em grego); Sábado (mantém-se a influência judaica: sábaton); os outros dias têm os nomes dos planetas, como os latinos, com pequenas diferenças que têm a ver com as respectivas nomenclaturas: Mercúrio é Hermes; Vénus é Afrodite (a Sexta-feira, que para os latinos era o dia de Vénus, e para os gregos era o dia de Afrodite).

E porque é que apenas neste jardim à beira-mar plantado se nota tão evidente a terminologia derivada das denominações litúrgicas dos dias da semana – feria secunda, etc.? Dizem os entendidos que por influência da hegemonia eclesiástica bracarense no tempo de S. Martinho de Dume, bispo de Dume e de Braga… (Cf. Encicl. Verbo XXI). Nos restantes, latinos ou saxónicos, note-se a resistência tenaz, até a simples resíduos que não cederam…

Uma resposta

  1. Artigo muito bom,servio para a aminha pesquisa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: