Escolas fechadas

O governo vai disto, e convida a OCDE a vir até cá baixo, ou mesmo sem vir, e dizer bem da nossa Escola. Não sei bem se isto tem a ver com tráfico de influências, mas terá decerto a ver com uma coisa do género: olhem lá, anda por aqui tanta gente a dizer mal de nós, da nossa Escola, da nossa Educação, façam aí um estudo sobre, e vejam lá se ao menos vocês dizem bem dela!… Além de que a gente paga! E lá vêm por aí abaixo (ou não vieram?) e pimba: dizem que gabam o 1.º Ciclo!…

Entretanto, a gente sabe, há mais de um mês (ou mais de dois?), em vários concelhos das serranias, onde tem estado a nevar, as escolas (e não só do 1.º Ciclo!) têm estado fechadas, porque as estradas, além de serem más em todo o ano, estão agora cheias de gelo e a falta de transportes obriga as escolas das sedes dos concelhos a estarem fechadas. Esta foi, pois, uma imperdoável traição da meteorologia às instâncias que tal decidiram. Já ir da aldeola para a sede do concelho a mais de 20 quilómetros era uma grandessíssima maçada, obrigando tantas crianças a levantarem-se às seis para apanharem a camioneta às sete, para estarem na escola às oito, depois dos trambolhões a que as obrigavam as velhas estradas municipais em mau estado! Mas agora, então, com a neve  e o gelo, é que não há hipótese, nem aos trambolhões! E olhem que não estou para aqui a inventar. Basta olhar para as pantalhas e ler o que dizem os jornais:

[A FENPROF] contesta algumas das medidas elogiadas pela OCDE, como o fecho de cerca de 1500 primárias, que considera ter sido feito de forma cega, e acrescenta que, ‘apesar de ter sido encomendado e financiado pelo governo português’, o estudo contém ‘fortes críticas’ à organização das actividades extracurriculares.” (DN 27/JAN/2009, p. 11).

“Se alguém tem de pensar nas criancinhas aquando das greves dos professores, que farão os paizinhos quando o mau tempo obrigar a fechar as escolas?” (Rita Camarada, Sintra, SMS DN 27/JAN/2009, p. 7)

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: