Considerações sobre o verbo malhar

Comecemos pela referência etimológico-semântica:

“Malhar (L. malleare), trans: Bater com malho, martelo ou mangual; debulhar nas eiras; bater; contundir; intrans. cair na rede; cair.”

“Malho (L. malleu): Martelo sem unhas nem orelhas; maço de calceteiro; matraca; coisa certa, infalível; pessoa muito hábil, muito fina; mangual” (Dos dicionários).

Vimos nas pantalhas dos televisores, ouvimos nas notícias radiofónicas, lemos nas páginas dos jornais. Vindas de um ministro, que não consegue já descolar-se do apodo ‘da propaganda’, têm massacrado nossos olhos e ouvidos palavras que têm a ver com o verbo malhar:

“Dito de outra maneira, não sabia se o dr. Santos Silva se presta àquele papel a troco do salário ou do gozo. Segundo o próprio, é do gozo: ouvi-o na TSF confessar o ‘especial prazer’ que lhe dá ‘malhar na direita’ e ‘nesses sujeitos e sujeitas’ que ‘se dizem de esquerda plebeia ou chique’.” (DN 08/02/08; p. 11, Dias contados, Alberto Gonçalves).

Em eco muito repetido: “Malhar, malhar, malhar! Na direita e na esquerda plebeia ou chique”! E ao vermos um ministro, que se diz de esquerda mas apoia (propagandeia) uma política de direita,  fazer um discurso político a malhar, a malhar na direita e na esquerda , somos necessariamente  levados a imaginar que ele está, no fim de contas, sem apelo nem agravo, a malhar em si próprio, duplamente: ele é o mangual que malha e o centeio que, na eira, é malhado!… Ou seja, o seu discurso da malhação implica o verbo malhar nas duas acepções sintácticas. Transitiva: ele malha e é malhado, ele malha em si próprio; intransitiva: ele malha (com os ossos) na rede, caindo nela!…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s