Considerações sobre o verbo malhar

Comecemos pela referência etimológico-semântica:

“Malhar (L. malleare), trans: Bater com malho, martelo ou mangual; debulhar nas eiras; bater; contundir; intrans. cair na rede; cair.”

“Malho (L. malleu): Martelo sem unhas nem orelhas; maço de calceteiro; matraca; coisa certa, infalível; pessoa muito hábil, muito fina; mangual” (Dos dicionários).

Vimos nas pantalhas dos televisores, ouvimos nas notícias radiofónicas, lemos nas páginas dos jornais. Vindas de um ministro, que não consegue já descolar-se do apodo ‘da propaganda’, têm massacrado nossos olhos e ouvidos palavras que têm a ver com o verbo malhar:

“Dito de outra maneira, não sabia se o dr. Santos Silva se presta àquele papel a troco do salário ou do gozo. Segundo o próprio, é do gozo: ouvi-o na TSF confessar o ‘especial prazer’ que lhe dá ‘malhar na direita’ e ‘nesses sujeitos e sujeitas’ que ‘se dizem de esquerda plebeia ou chique’.” (DN 08/02/08; p. 11, Dias contados, Alberto Gonçalves).

Em eco muito repetido: “Malhar, malhar, malhar! Na direita e na esquerda plebeia ou chique”! E ao vermos um ministro, que se diz de esquerda mas apoia (propagandeia) uma política de direita,  fazer um discurso político a malhar, a malhar na direita e na esquerda , somos necessariamente  levados a imaginar que ele está, no fim de contas, sem apelo nem agravo, a malhar em si próprio, duplamente: ele é o mangual que malha e o centeio que, na eira, é malhado!… Ou seja, o seu discurso da malhação implica o verbo malhar nas duas acepções sintácticas. Transitiva: ele malha e é malhado, ele malha em si próprio; intransitiva: ele malha (com os ossos) na rede, caindo nela!…

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: