Santo, finalmente…

Há 578 anos (quase seis séculos (!), pois morreu em 1431), está D. Nuno Álvares às portas da santidade, esperando subir aos altares. Quase seis séculos, vejam bem, para se provar que é santo quem provou num repente, em tantos campos de batalha, que era ele o mais valente e astuto general!

Era bom que pensássemos nas razões. Uma, talvez a mais forte, será política (a política, sabemo-lo bem, mete-se em tudo…): a influência do Inimigo do Condestabre – a Espanha Católica! Até às portas da santidade se faz sentir a influência da política!

Mas haverá outras. É que os pecados dos ascendentes, se acreditarmos na Bíblia, afectam os descendentes. (Veja-se o “pecado original”!…).  E a verdade é que, segundo a Moral bíblica católica, os ascendentes imediatos de D. Nuno, não são de molde a recomendá-lo… Vejamos.

Álvares quer dizer filho de Álvaro. E, já que se vai mesmo canonizar o santo guerreiro, convinha lembrar o que diz a Gr. Enc. Port. e Bras. nas entradas correspondentes, Pereira (D. Álvaro) e Pereire (D. Gonçalo): o que vai ser santo é, pois, irmão de mais 31 filhos de D. Álvaro Pereira, um grande prelado, Prior da Ordem dos Hospitalários que, com voto de castidade obrigatório, teve pelo menos 32 filhos de várias mulheres. E mais: era neto do grande senhor Arcebispo de Braga, D. Gonçalo Pereira. Avô e pai, grandes fidalgos validos dos reis, na esteira dos quais ele também o foi. Não teve tantos filhos, porque terá sublimado a força genética com a força bélica… E eu perguntaria: já que se vai finalmente, depois de tantos séculos de espera, canonizar um santo de ascendência tão promíscua e fértil, não seria boa altura para que a Igreja pensasse definitivamente no premente mas irresoluto problema do celibato eclesiástico?…

Anúncios

One thought on “Santo, finalmente…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s