Parónimos compostos de ferir

O Presidente da República vai preferir [sic] uma ‘alocução a propósito dos 99 anos da Implantação da República falando aos portugueses no Palácio de Belém’ ” (DN 5/10/2009, p. 3)

Vê-se bem que é uma gralha (só podia ser). Mas a gralha dá-me azo a expor aqui um arrazoado sobre os compostos de ‘ferir’.

Comecemos pelo primitivo:

“Ferir (L. ferire)  t. Golpear; bater; travar (batalha); fazer chispar (lume); rasgar; tocar; causar sensação a; ofender; punir; articular. (Dic. Complem. da Língua Portuguesa, Augusto Moreno).

Vejamos agora uma lista de compostos, por ordem alfabética com os respectivos étimos latinos: aferir (L. afferere por afferre), auferir (auferere de auferre) anteferir (anteferre), conferir (conferere por conferre), deferir (deferere por deferre) desferir (disferere de deferre), disferir (form. vern.), inferir (inferere por inferre), indeferir, interferir (interferere por interferre), preferir (L. praeferere por praeferre), proferir (proferere por proferre), referir (L. referere por referre), transferir (transferere por transferre).

Facilmente se conclui que, nos compostos, o elemento -ferir não deriva do latino ferire (cuja semântica tem mais ou menos a ver com os significados acima indicados), mas sim do latino ferre (= levar). A não ser, talvez, disferir, que poderia muito bem ter vindo de um hipotético disferire que, valha a verdade, os meus dicionários latinos não registam. Outrossim se conclui que, na etimologia dos compostos, o clássico latino ferre, para chegar a ‘ferir’, teve de passar pelo latino popular ferere, que, neles,  deu -ferir.

Por curiosidade, só mais uma observação: é sobre os dois verbos aferir e auferir.

Aferir > afferre > aferere > ad+ferre.
Auferir > auferere > auferre > ab+ferre.

No primeiro, o ‘d’ do prefixo ‘ad’ foi assimilado pelo ‘f’’, daí escrever-se em latim com duplo ‘f’’; no segundo, o ‘b’ do prefixo ‘ab’ vocalizou-se em ‘u’, daí escrever-se auferre só com um ‘f’’.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s