Salgalhada de Lisboa: metáfora da “paisagem”

A gente cá de baixo, da “paisagem”, vê, olha e já não entende nada. Se calhar, nada já será para entender. O que se passa em Lisboa nesta campanha eleitoral para o município da Capital.

Às Portas de Santo Antão, lá está às moscas – dizem-me – uma sede (ou ex-sede?) do Movimento da Bela Helena, que deixou de ser preciso depois da “coligação” com o candidato Costa. “Já não há movimento” (até me apetece adaptar a bela canção de Rita Guerra). Sá Fernandes fugiu do BE e agarrou-se ao “tronco”. Saramago, alheio àquele que diz ser o  seu partido, por não sei que coerência ou incoerência, apoia o Costa. Carlos do Carmo, por não sei que fado, é mandatário. Já agora só falta que alguém do PSD se zangue com o Santana e se “encoste” também. E é para perguntar: se estas coligações individuais e individualistas trazem aos “coligados” ou à autarquia alguma vantagem. Se não trazem, é mau; se trazem, é muito pior. Eu acho… Não acham vocês?

Estava este texto neste ponto – vai não vai, publica-se não se publica –,  quando aconteceu a bica do Chiado, de Carvalho da Silva… E achou-se que era mesmo preciso publicá-lo, agora com mais este mau-exemplo acrescentado. Então já viram? Três militantes que se dizem de um partido – um Nobel, outro o Rei do Fado, e agora outro, Doutor, o sindicalista dos sindicalistas – todos os três a “tomar bicas” (com aspas ou sem aspas) com o candidato de outro partido. Militantes de um, mas apoiam outro, dizendo que sim senhor, são deste mas apoiam aquele. Onde está a coerência correspondente à importância (pelo menos à celebridade) destes senhores?! E o mau-exemplo? E a ética política ou a ética tout-court?  É para ficarmos aqui a pensar, com o poeta das mais belas canções de Um Homem na Cidade: que Lisboa é essa, que País é este?

Ary, Ary! Ah sim, “poeta castrado não”!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: