A salgalhada e o carácter

Para que não pensem que o Tento se mete em política, extravasando os limites da linguística, lembrei-me de antepor aqui uma introdução de cariz linguístico. Sim, porque a língua é base de tudo, da nossa vida social e, por isso mesmo, também da nossa vida política. Vamos lá então às palavras.

Salgalhada , s. f. Pop. Confusão; mistura de coisas diferentes; mixórdia, trapalhada, mistifório” (Dic. Da Língua Portuguesa, J. Pedro Machado, vol VI). Etim.: De salgar. Em em 1873, D,V. (Dic. Etimológico da língua Português, mesmo autor). Explicita-se D. V.: Grande Dicionário Português ou Tesouro da Língua Portuguesa, pelo Dr. Frei Domingos Vieira. Porto, 1871-1874).

Tudo isto para para dizer que a palavra é bem vernácula, formada já na nossa língua bem crescidinha, com o seu sentido próprio e figurado. Deriva de salgalho (= acto ou efeito de salgar).

“Carácter (L. character <Gr. charaktér), Cunho; marca; impressão traçada; tipo de imprensa; distintivo; especialidade: sinal de abreviatura; índole; natureza; sentimentos; feitio moral; firmeza de vontade; expressão ajustada; propriedade.” (Ibidem).

Agora, o que nos traz aqui, hoje.

Eis o que diz o DN (18/10/2009, p. 12 “Somos todos crescidinhos”) citando o Expresso:

“Se se confirmar que o encontro foi combinado e até promovido por Carvalho da Silva, como diz o Expresso, este terá induzido em erro Jerónimo de Sousa e a outros dirigentes comunistas. Isto porque, na nota que o secretário-geral da CGTP enviou para os comunistas, este diz que transmitiu a mensagem a António Costa ‘num encontro casual’, enquanto, afinal tudo terá sido preparado ao pormenor.”

A ser verdade, poderemos então perguntar: se somos todos crescidinhos, como é possível gente tão grada comportar-se como se o não fosse?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s