“As dezenas de milhar (sic) de professores”?!

“As dezenas de milhar (sic) de professores e as centenas de conselhos executivos de escolas que cumpriram a tempo o que a lei lhes impunha não devem assistir com gosto, etc….” ( editorial do DN de 19/11/09, p. 10, “Um governo vergado aos sindicatos”.

Para que o nome numeral milhar estivesse certo, o nome substantivo conselhos deveria estar, também, no singular. E a frase teria de ficar assim: as dezenas de milhar de professores e a centena de conselhos executivos, etc… Mas não. Estaria tudo errado, como está errado milhar. Porquanto, se ‘milhar’ é nome numeral, é flexível em número, como ‘dezena’, como ‘milhão’, como ‘vintena’, como ‘centena’, etc. Se é mais do que um(a), é plural. E todos eles, como nomes substantivais, variam em número. Então se, com ‘milhão’, eu terei de dizer/escrever ‘centenas de milhões’, como é que, com ‘milhar’, poderei escrever ‘centenas ou dezenas de milhar’? Nada disso! A frase correcta será, pois:

“As dezenas de milhares de professores e as centenas de conselhos executivos de escolas que cumpriram a tempo o que a lei lhes impunha não devem assistir com gosto, etc….”

A propósito, vejam-se as rubricas – deste blogue ou do livro Tento na Língua! – que estão fartas de “gritar” esta inaceitável e incompreensível incorrecção.

Pois é. Mas o que era preciso dizer aqui, também, é que esses professores seguiram uma lei que, pelos vistos, contrariava o interesse da multidão de professores que, com os sindicatos, a contestou na rua! Sem falarmos já no prejuízo que tudo isso implicou (implica) para a Escola Pública.

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: