“… que se lhe vaticinavam”

Leio sempre, em Notícias Magazine, a crónica de Lima-Reis. Por duas razões: pelo interesse que me desperta o tema e pelo rigor discursivo no domínio da língua. Não deixem de ler, que aprende-se sempre algo nesses dois parâmetros. Vou dizer-vos o que aprendi na leitura da crónica de hoje, 6/12/2009 – “O Abade de Faria” (quem conhece O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, sabe de quem se trata). É no final do primeiro parágrafo:

“Aí [em França] aderiu aos ideais revolucionários que fervilhavam no siso da população, através do marquês de Puysségur, discípulo de Francisco Mesmer, tomou conhecimento das bases do magnetismo animal que na época fazia furor como método de tratamento e transformara Mesmer num ídolo antes da queda desamparada e da ignomínia que se lhe vaticinavam.” (realçado nosso).

Isso mesmo. Aprendi, de Lima-Reis, a confirmação do que  tenho aqui clamado em defesa da partícula apassivante, neste exemplo usado pelo autor, que, à primeira vista, nos faz parar e perguntar aos nossos botões se estará correcta. E, à segunda vista, concluímos que está, sem dúvida, correcta, sim senhor. E como é que se tira a prova? Pega-se na construção do autor, apassivante correcta, e, resolvida a atrapalhação do ‘lhe’ complemento indirecto, dá-se-lhe a equivalente forma propriamente passiva. Assim: “…que lhe eram vaticinadas” .

Obrigado Lima-Reis, pelo que nos ensina e pela oportunidade de me confirmar, na sua escrita exemplar, que tenho razão e que ainda é do tempo em que se ensinava/aprendia a boa linguagem.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: