“Com a maior modéstia…”?!

Da carta destacada com o título abrangente ‘Críticas às últimas votações na Assembleia’, assinada João Brito (DN 10/12/09, p.7): “Saímos de um Governo de maioria absoluta para um Governo de maioria relativa. Esse facto trouxe apenas um statuo quo [sic] paralisante.”

Pois, a mania do estrangeirismo pode dar nisto: mete-se a pata na argola e sai asneira. Daqui se recomenda a quem quer que queira fazer brilharete com um latinismo e/ou outro estrangeirismo qualquer, deverá primeiro certificar-se de que o uso é correcto, não só semanticamente, mas também linguisticamente. E foi o que não aconteceu neste latinismo usado. A primeira palavra  – ‘statuo’ [sic] – só existe em latim como primeira pessoa do presente do indicativo do verbo statuere. Na expressão usada (mal usada), não é  ‘statuo’, é ‘statu’ – statu quo –, que, à letra, significará: ‘o estado em que’,  digamos ‘o em que estado’. Para evitar pôr o pé na poça, bastaria, modestamente, abrir um dicionário de português, em Expressões latinas e estrangeiras, e lá vem: statu quo, tudo – nome e relativo – em ablativo; para pronunciar, com o ‘o’ de quo bem aberto: quó. statu quo.

Vê-se que o autor tem a preocupação de estrangeirismos, que não só latinismos. : “Estas alianças ou parcerias fundamentam-se na confiança mútua e na iniciativa benchmarking“. Mas aqui, o meu inglês, embora chegue para entender, não me autoriza a criticar. E, já agora, porque há-de ser em inglês e não simplesmente em português: assento marcado ou coisa assim? Depois: “Com a maior modéstia…”. Onde está a  modéstia?

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: