Falhas linguísticas de grandes plumitivos

Um grande poeta, um grande escritor, um grande plumitivo, nem por isso está livre de, de quando em vez, cometer uma gralha, uma falha ou mesmo um pontapé na gramática. Se errare humanum est ou nihil humanum a me alienum  puto, não podemos surpreender-nos que um bom poeta ou um facundo plumitivo não possa, alguma vez, ter uma ‘gralha’, ou mesmo dar um erro, linguístico ou gramatical. E, como a leitura do DN é o meu primeiro entretenimento de cada dia, também não pode surpreender ninguém que eu traga para aqui o que entendo ser menos correcto, se não mesmo incorrecto, que se me vai deparando na leitura.

Algumas da edição de hoje, 8/12/09:

1. “Só enfrentando os demónios do passado se evita [sic] retrocessos autoritários catastróficos” (Editorial, 2º texto, final do 3º parágrafo). Deveria ser: “Só enfrentando os demónios do passado se evitam retrocessos autoritários catastróficos”, porque o sujeito é plural (retrocessos).

2. Página 8. Na peça “Soares também se suspendeu do partido”, no terceiro parágrafo, a jornalista Susete Francisco põe na boca de Manuel Alegre: “Fui dos poucos dirigentes do partido que ficou [sic] com ele”. Devia ser: “Fui dos poucos que ficaram com ele”. Aliás, no destaque no final da peça, vê-se que o ‘compositor’ da página corrigiu: “Fui dos poucos dirigentes do partido que ficaram com ele”.

N. B. Não vão os responsáveis do jornal  considerar estes meus frequentes  comentários ‘gralheiros’ como uma última revisão, exaustiva, do periódico. Porquanto, trata-se de ‘gralhas’ que me ferem os olhos de leitor, apenas e tão-só nos textos que leio, o que quer dizer que a maior parte dos textos do jornal – v. g., todo o ‘Desporto’–  fica de fora da minha ‘revisão’ pela simples razão de que os não leio. Mas, em boa verdade, convinha que soubessem que, do ponto de vista de gralhas mesmo, entendo que a revisão está cada vez mais frouxa, cada vez mais negligenciada.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

