Trata-se de, il s’agit de, agitur de

“Insultos. Históricos deputados criticaram excessos verbais de quarta-feira, apesar de lembrarem que se tratam [sic] de situações ‘excepcionais’ ’”. DN  11/12/09, p.10, em ‘lead’ de notícia com o  título ‘Decanos da Assembleia tristes com insultos na comissão’. (Negrito nosso).

Trata-se, aqui, do verbo tratar, acepção reflexa impessoal (Ver, p.e.,: Lello Prático Ilustrado: “TRATAR, v. t. (do lat. tractare) […]. V. r. […] Impess. … trata-se de […]”.  trata-se disto, trata-se daquilo, trata-se de situações… Se é impessoal, é invariável na 3ª pessoa do singular, em qualquer tempo e modo: tratava-se de situações, tratou-se de situações, tratar-se-á de situações,  ainda que se trate de situações, tinha-se tratado de situações ( em qualquer conjugação com auxiliar, a impessoalidade passa para o auxiliar. (Lembram-se do verbo haver: tinha havido coisas, ia haver sarilhos?)…

E porque é que estou para aqui a insistir tanto nisto? Porque o erro grassa por aí, como nódoa em pano, saído da pluma de muita gente muito escolarizada, mas com falhas destas. Vejam, em lead: “…lembrarem que se tratam [sic] de situações excepcionais”. O erro não é excepcional! E, de tanto que se comete, qualquer dia obrigam-nos a aceitar o erro como norma. Não se riam. Isso acontece no processo evolutivo das línguas.

Não foi por acaso que se pôs a expressão correspondente em francês – il s’agit de situations… – impessoalidade que, para as novilatinas, já vem do latim – agitur de situationibus… (agitur – 3ª pessoa singular do pres. do indicativo passivo do verbo agere, étimo do nosso ‘agir’ e do ‘agir’ francês ).

Uma resposta

  1. […] Porque o comentário do visitante, a que aqui se responde, tem a ver com uma postagem deste blogue em que se fala do verbo tratar na acepção reflexa impessoal, remete-se o caro duvidante e qualquer outro curioso, para outra postagem deste blogue, intitulada “Trata-se de, il s’agit de, agitur de“. É só clicar aqui. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: