“Melhor” ou “mais bem”?

Li a carta de José Raimundo, de Sto. António dos Cavaleiros, na Notícias Magazine do domingo passado (13/12/09, p.12), e gostei muito de saber que há leitores do DN que se interessam pela norma da nossa língua, e sabem que o comparativo de superioridade do advérbio bem, antes de adjectivo verbal (particípio passado), se forma, não com melhor mas sim com mais bem. Não “melhor feito”, não “melhor estudado”, não “melhor apanhado”, mas sim: “mais bem feito”, “mais bem estudado”, “mais bem apanhado”, etc. Se as pessoas que dão esse erro tivessem lido a rubrica 44 do meu Tento na Língua -1 não mais cairiam nesse pontapé gramatical que tenta, a todo o custo, vingar à custa da norma. Não esqueçam, pois, deparantes de acaso ou adrede visitantes: abram uma boa gramática e lá verão a norma: “mais bem feito” e não “melhor feito”!

Atenção: a mesma teoria do comparativo do advérbio “bem” aplica-se ao advérbio “mal”. Não “pior feito”, não “pior estudado”, não “pior apanhado”; mas sim: “mais mal feito”, “mais mal estudado”, “mais mal apanhado”, etc.

Mas não quero deixar de notar uma certa reserva à referência do leitor José Raimundo ao senhor Buzet por ele ter dito que os navegadores portugueses partiram de Belém, o que é contraditado pelo nosso leitor. Talvez devesse regozijar-se ao deduzir – eu deduzo – que o senhor Buzet leu Os Lusíadas, que canta a partida do Gama e seus companheiros de Belém (Cf. Os Lusíadas, Canto  IV, 87-93). Para mim, é mais gratificante saber que um estrangeiro leu Camões do que dar mostras de saber a nossa história com o rigor de um historiador.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: