“Crítica ao ateísmo”

“Já o cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, elegeu como principal preocupação nas suas homilias de Natal a visibilidade dos que não procuram ou não acreditam em Deus: agnósticos e ateus. Uma ideia que já tinha sido sublinhada na mensagem de Natal: ‘Nos últimos tempos, entre nós, falou-se muito de ateísmo; exprimiram-se ateus, pessoas e organizações, defendeu-se o direito de ser ateu e de exprimir a negação de Deus’, lamentou, acrescentando que ‘não é o facto de alguém não acreditar em Deus que faz com que Ele não exista.’
Por outro lado, D. José Policarpo lamentou também que ‘ um povo cuja cultura foi profundamente marcada pelo cristianismo’, como o português, e em que a grande maioria das pessoas são baptizadas celebre o Natal de forma cultural e não religiosa, não reconhecendo ‘em Jesus o Deus que o visita’ ”     (DN, 26/12/09, p. 16)

3 comentários:

1.” Não é o facto de alguém não acreditar em Deus que faz com que Ele não exista”. Muito bem. Mas a contrária tem o mesmo grau de verdade: Não épelo facto de alguém acreditasr em Deus [mesmo que esse alguém se multiplique por milhões, mesmo que seja uma maioria esmagadora] que faz com que Ele (ou ele) exista.

2. Celebração religiosa ou cultural “D. José Policarpo lamentou também que ‘um povo cuja cultura foi [o Senhor Cardeal terá hesitado entre ‘foi’ e ‘e’] profundamente marcada pelo cristianismo’, como o português[…] celebre o Natal de forma cultural e não religiosa, não reconhecendo ‘em Jesus o Deus que o visita”. Se foi e já não é,  como se pode estranhar que o Natal não muito mais do que um espavento de vaidade, social e, sobretudo comercial?

3. ‘lamentou’. Será de lamentar que uma pessoa humana, dotada de inteligência, adopte e expresse livremente o resultado das suas elocubrações e racicínios?

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: