Destacado para exemplo

“Nem uma só pessoa das que estiveram na origem da infâmia* ou qualquer outra das  que a comentaram, conseguiu pronunciar sequer um simples ‘peço desculpa’ ” (Destacado da crónica “A denúncia de uma campanha”, do director João Marcelino, DN 26/12/ 09, p. 9)

Antes de mais, quero dizer que, se me sirvo deste destacado da crónica do director, não é, como alguém poderia logo pensar, por ter encontrado alguma incorrecção linguística; pelo contrário, é porque o achei exemplar para aclarar um problema sintáctico que anda muitas vezes por aí maltratado. Vamos ver isso pela identificação do sujeito dos três verbos da frase:

Linha 1: ‘estiveram‘ [e não esteve] – está no plural porque o sujeito é ‘que’ com antecedente no plural – pronome demonstrativo ‘as’ contraído com ‘de’;

Linha 2: ‘comentaram’ [e não comentou] –  está no plural pela mesmíssima razão;

Linha 2: ‘conseguiu’ – está no singular concordando com o sujeito ‘uma só pessoa’ (L.1).

Achei que esta aclaração tinha interesse, porque há por aí muita gente muito escolarizada que usa, nestas situações, erradamente, o primeiro e o segundo verbo no singular.

__________
* «A primeira “notícia”, publicada no Correio da Manhã (6 Novembro), dizia que a Global Notícias (proprietária do Diário de Notícias) e a Olivedesportos estavam em falência técnica. A “notícia” tinha uma parte de absoluta falsidade. […]»

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: