Porquê açoriano com i?

Há tanto tempo que eu não ouvia o famoso Jogo da Língua, na Antena 1, à hora da sesta! Hoje, 03/02/10, não sei por que artes do diabo, acordei precisamente a tempo de ouvir a pergunta e a resposta errada, e por fim a explicação da senhora professora responsável pela ortodoxia linguística. Pergunta: “açoriano escreve-se com ‘e’ ou com ‘i’”?  Resposta do concorrente: “com ‘e’”. Errado. Vem a senhora professora e diz: “com ‘i’ , porque o ‘i’ faz parte do sufixo, como também em canadiano”. E pronto.

Fiquei a conversar com os meus botões: mas por que raio acordei eu neste preciso momento? E dei-me ao trabalho de consultar uma porção de boas gramáticas que tenho aqui à mão, para confirmar a minha quase certeza. O  ‘i’ de açoriano faz parte do sufixo? Então sufixo de naturalidade, não é  -ano, sem ‘i’? Romano, napolitano, germano, bragançano, tibetano, transtagano, ribatejano, louletano, castelhano, torrejano, canadiano, açoriano? E quais outros? Na opinião unânine dos compêndios de gramática que tenho à mão, como sufixos de proveniência, origem, pertença, ou então, como outros dizem, gentílicos, toponímicos, de origem, além de -ano, temos: -ão (que é a forma popular de -ano), -eno, -ense, -ês, e mais um ou outro com a ideia de origem, mas -iano é que nenhum regista. E haverá razão para tal, se considerarmos que o ‘i’ de canadiano e açoriano e algum mais, assim como o ‘j’ de torrejano,  não pertence ao sufixo , mas está lá como vogal ou consoante de ligação do sufixo com o tema. Isto, para usar a terminologia das gramáticas modernas, porque as antigas chamavam a esse elemento infixo.

Mas voltemos ao Jogo. Ao ouvir o concorrente dizer que açoriano se escreve com ‘e’, tive pena dele. E porquê? Ora, porque açoreano escreveu-se com ‘e’, pelo menos, desde a reforma ortográfica de 1911, levada a cabo por incumbência da jovem República, por gente do gabarito de Carolina Michaelis, Gonçalves Viana e outros. Pois bem, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de Gonçalves Viana, 2ª edição, 1913, posso ver açoreano com ‘e’. No Dicionário Complementar da Língua Portuguesa,  de Augusto Moreno, 1936 , lá está açoreano. E mais: na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira que comprei há uns 15 anos (mas sabemos que aqueles volumes foram fotocopiados da edição anterior a 1945) lá vem açoreano e cognatas com ‘e’. Até O Açoreano Oriental, “o mais antigo jornal português fundado em 1835 (18 de Abril)”. E ainda hei-de saber se alteraram a ortografia…

E tudo isto quer dizer o quê? Quer dizer que essas palavras – açoreano, açoreanista – se escreveram com ‘e’ obrigatoriamente até à reforma de 1945, cujos fautores entenderam alterar a ortografia: em vez de ‘e’ passou a ter de se escrever com ‘i’. Sim, porque a ortografia obedece a uma lei. Quais as razões da alteração? – pode-se perguntar. Para responder a essa pergunta teríamos de desenvolver várias pesquisas, e nem vale a pena estarmos a gastar espaço com algumas achegas sobre o assunto que poderíamos aventar. Mas que, segundo a reforma de 45, é obrigatório escrever com ‘i’, é. Acrescente-se só, por curiosidade, mas não sem alguma pertinência, que o Houaiss, na etimologia da palavra açoriano, regista: açor+ i +ano. Estão vocês a ver, o tal sufixo -ano ligado ao tema pelo infixo (se preferirem, pela vogal de ligação) ‘i’. E, vá lá, o Dicionário da Academia das Ciências explica assim a etimologia: Açores + suf. -ano, ignorando o infixo ou vogal de ligação que seja.

E só mais esta. Estão a ver que se este Jogo da Língua se passasse na primeira metade do século XX, o concorrente tinha hoje mais um livro. Passou-se, porém, na primeira metade do século XXI, e o concorrente não só perdeu, como ficou a ver navios no Alto de Santa Catarina depois da explicação da senhora professora.

Anúncios

One thought on “Porquê açoriano com i?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s