Bento XVI: só três tópicos (mais um)

Portugal – a República Portuguesa – esteve parado três dias. Não se fez nada senão ver, ler e ouvir o Papa. Ainda ontem, 14, que tive de viajar de comboio, todos os comboios, de longo percurso e IC,  vinham atrasados. À espera do meu comboio em Coimbra B, que vinha atrasado mais de meia-hora, um Alfa trazia atraso de mais de uma hora. Tudo por causa do Papa. Jornais  e toda a comunicação social, nestes três dias, era de mais: metade das páginas, era só tiaras, mitras, solidéus e cabeções! Comunicação social e política da República, tudo prostrado beijando o pé de “Sua Eminência” (perdão, valeu ao menos esta gaffe para nos lembrar que, afinal, o Papa, sempre vestido de rigorosa brancura, ornada de ouro, pode às vezes ir nu como qualquer outro rei… Só três tópicos:
1. A eleição. Quando Ratzinger estava a ser eleito, amigos meus, e compadres, perguntavam-me pelo telefone: “Então, António, quem vai ser eleito?” E eu respondia-lhes sem titubear: “Vocês ainda duvidam? É claro que vai ser o Ratzinger!” Nhã, nhã, nhã, etc e tal… Sai o fumo branco; papam habemus: Ratzinger. Telefonam-me os meus amigos: “Eh pá, como é que tu adivinhaste?!”  Respondi: “Eu não adivinhei: só analisei a estória da coisa.

Então, olhem lá, quem nomeou mais de noventa por cento dos cardeais que o haviam de eleger? O Espírito Santo? Nada disso! Então não se lembram? Foi o Ratzinger que os nomeou soprando seus nomes ao ouvido do simplório João Paulo II. Foi ou não foi? Eu não adivinhei: eu acertei no que tinha visto preparar a seu devido tempo. O Ratzinger da nossa juventude, quando meteu em cabeça que havia de ser papa, rumou a Roma e foi Papa. Aí está. E nem tudo é inspirado pelo Espírito Santo…

2. ‘O Livro de Ouro dos Papas’. No Diário de Notícias, entre as coisas de Papa que o jornal não se fartou de oferecer aos leitores, havia ‘O Livro de Ouro dos Papas’. E aceitei, pensando que ia ter uma lista completa de todos os papas desde S. Pedro. Até porque queria comparar com a lista do velho Manuel d’Histoire Ecclésiatique, de R. P. Pierre Albert, S.J (1939, Paris, J. Gabalda et Cie, Editeurs). Para os papas de nome João (Jean) tem: Jean I, Jean II, Jean III, Jean IV, Jean V, Jean VI, Jean VII, Jean… (sem número), pelo ano 844, Jean VIII, Jean IX, etc por aí fora até Jean XXIII (1410-1415). É claro, não regista o Jean XXIII Roncali, o do Vaticano II, porque o Manual é de 1939. Sempre me fez espécie esta lista com um Papa João sem número, simplesmente João. E sem truncar a numeração… Quando há pouco tempo li o romance histórico A Papisa Joana (Presença), entendi duas coisas: a razão por que o Manual de História Eclesiástica põe na lista, entre João VII e João VIII, um João sem número, no século nono; e a razão que terá levado Roncali a escolher o nome de João XXIII, tendo já havido outro com esse número. O bom Papa João quis decerto acabar de vez com a ‘lenda’ (ou com a história abafada em lenda?) da Papisa Joana… Mas afinal, O Livro de Ouro dos Papas, do DN, só tem meia-dúzia deles, especialmente os que têm  alguma relação com Fátima…

3. Vaticano II. Disse bem: o bom Papa João, o tal do Vaticano II. O Papa Bento XVI, no seu discurso no Centro Cultural de Belém, segundo os relatos que li no DN de 13/Maio, ao referir-se ao Concílio Vaticano II, vejam bem, limitou-se a evocar Paulo VI e João Paulo II. E assim se pode ver que, para este papa Bento XVI, ao falar do Vaticano II, João XXIII não existe, não existiu. Estão vocês a ver como são as coisas e o que é o Vaticano II para este Papa?

(4. A pegada ecológica (transcrita do DN 16/Maio/10).  “Pegada ecológica do Papa equivale à de 290 famílias”. A visita a Portugal do Papa Bento XVI provocou uma pegada de carbono que ultrapassa as 287 toneladas de CO2 com um impacto equivalente ao consumo de energia de 290 famílias portuguesas num ano […] Calculada por Terra Systemica, acreditada pela Direcção-Geral de Energia e Geologia {…]”).

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: