Carta enviada a Rádio Cardal

Caro Senhor Jornalista Luís Costa,

Na sequência da minha mensagem de 3ª feira, venho dizer-lhe que consegui, afinal, ouvir o vosso noticiário das 17 horas, no rádio do táxi. Acho que foi dado ao assunto bom tratamento.

Na linha daquela ideia do ‘neocolonialismo ao contrário’, quero acrescentar aqui uma ‘estória’ de que só me lembrei depois de termos terminado a nossa conversa telefónica de há dias. É uma notícia breve que li no DN de 24/09/07 (já lá vão quase 3 anos), na secção “Portugal”, p. 14, coluna “breves notícias” do lado direito, sendo que a terceira era como segue:

“A primeira Semana de Língua Portuguesa, que hoje começa em Moscovo, ficará marcada por diversos eventos, como a apresentação de obras de autores lusófonos na língua russa. A semana de língua portuguesa começará com a cerimónia de inauguração de um busto de Machado de Assis no átrio da Biblioteca.”

Veja bem: na primeira semana de Língua Portuguesa, em Moscovo, em que não haveria linguistas portugueses, é inaugurado, no átrio da Biblioteca, um busto de… CAMÕES? De EÇA DE QUEIRÓS? Vocês estão a sonhar ou quê?! Simplesmente, de MACHADO DE ASSIS! CAMÕES deixou de ser o grande Patriarca (passe a linguagem bíblica) da nossa Língua! Aquele que plasmou na sua Obra, especialmente em Os Lusíadas, o lídimo Português Moderno, erudito e estético, a “dimensão moderna da nossa Língua”  (Leia-se a crónica A Língua de Camões, de Vasco Graça Moura, in DN de  9/6/10, p. 62).

E nem, ao menos, o grande EÇA, que plasmou em toda a sua Obra o perfeito  modelo da prosa moderna portuguesa, que anda por aí, projectada, nos melhores prosadores lusófonos contemporâneos.  Ainda hoje o maior romancista da literatura lusófona! Nada disso! Na primeira semana da Língua Portuguesa em Moscovo, é inaugurado, no átrio da Biblioteca, um busto de Machado de Assis! Grande romancista, sem dúvida, mas não, decerto, o primeiro! Nem, indiscutivelmente, o Grande Patriarca do Português Moderno…

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: