Saramago, Sousa Lara e a morte

Saramago morreu, ou melhor, segundo o seu conceito de morte, “estava mas agora já não está” ( entrevista com João Marcelino, DN, 19/6/10): “tu estavas e agora já não estás. Isso é a morte”. José Saramago morreu. Mas deixou a continuação de si na Obra genial que vai manter para sempre, na Humanidade, a sua memória.

Sousa Lara há-de morrer também e acredita, pelo que diz, que o espera, numa eternidade absurda, o encontro com o seu deus. Porém, vai haver uma diferença colossal: quando ele já não estiver, ainda que creia que vai estar no além, já não estará mesmo! E ninguém mais vai falar de um tal Sousa Lara, a não ser para ser apenas mal-lembrado: “– Ah, esse tal que um dia foi patético subsecretário da cultura (quem diria?!), católico fundamentalista, reaccionário e retrógrado, que uma vez se negou a autorizar que o Evangelho de Saramago fosse candidatado a um prémio de âmbito ibérico!” E, no entanto, a gente sabe que o Evangelho segundo Jesus Cristo continuará a ser lido com proveito por milhões. Eis a diferença: Sousa Lara, quando morrer, “estava mas agora já não está”, para nunca mais; Saramago morreu e continuará até ao fim dos séculos na sua genial Obra, incluindo o seu Evangelho.

Advertisements

3 Respostas

  1. Parabéns pelo texto. No meu entender o mais grave não foi tanto a posição retrógada do antigo Subsecretário da Cultura e o patético exercer do seu papel de ‘semi-censor’. Grave foi sim a falta de sensibilidade e competência básica de todos os agentes daquele governo, que apoiaram a decisão do sr. Sousa Lara, sem reflectir sobre o óbvio, ou seja de que se trata de uma ficção literária – que remonta, aliás, a textos e discursos da antiguidade, que por si também terão seus aspectos ficcionais, mesmo que hajam os que tendem a rejeitar tal comprovado resultado de longas investigações, sendo que, curiosamente, muitos desses católicos nem conhecerão uma pequena parte da Bíblia. Que um professor de Ciência Política não tenha essa capacidade não pode ter explicação.
    Ao seguir o critério da ofensa dos crentes da ‘religião da maioria dos Portugueses’, então muitas obras teriam de ser retiradas de serem candidatas a prémios literários, por sua criticidade frente a uma maioria, dependendo isto do específico ponto de vista, claro.
    Assim, uma das mais frequentes acusações que se faziam a Saramago, que era negativo quanto a Portugal, volta-se sobre o sr. Sousa Lara, que foi negativo no sentido mais práctico e concreto, ao retirar uma obra premiada capaz de marcar a literatura nacional além das suas fronteiras.
    A. Martins

  2. Mc 8:36
    “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida?”
    Saramago era genial e coerente, não haja dúvida. Mas amargo, provocador e arrogante. A coerência só é virtude se fôr para o bem.
    E não quero julgar o Saramago, não sou eu, nem o Sousa Lara, nem você, nem o Papa quem tem esse papel, mas quero que pense no significado deste excerto da Bíblia (Novo Testamento) que escrevi aqui.
    Obrigado

  3. Com o devido respeito por todos os homens, os que vivem e os que já morreram, gostaria de dizer que todos deixam obra.

    Que uns tentam a imortalidade pela obra literária e outros pela obra social e política – outros haverá que a tentam pela descendência natural, a maioria.

    Que a fama será um critério como qualquer outro para medir a grandeza da obra dos homens. Talvez seja o critério mais imediato, mas talvez por isso mais duvidoso.

    Entretanto aconselho-o a ler alguns dos livros escritos por Sousa Lara, talvez veja neles a obra de um homem que não conhece.

    Do valor literário da obra de Saramago, pois não haverá muito mais a dizer. Quase tudo já fois dito, de bom e de mau. Obviamente que Saramago é um escritor maior.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: