Charlatanices visionárias

Há muito que venho sendo assediado para ser assinante da revista VISÃO. E sempre tenho resistido. Por razões que tenho explicado aos agentes do assédio, a minha resposta tem sido, sempre, “não”. É revista que não me tem despertado interesse, pelo conteúdo informativo politicamente correctíssimo, que leio nos jornais e vejo nas pantalhas ponto final. Ao comprar hoje os jornais que leio, despertou a minha atenção a capa do último número (924) da Visão. Junto da Senhora de Fátima, em garrafal branco sobre escuro: 2012 O ANO DO FIM DO MUNDO, etc. E só por isso, para ver até que ponto, comprei.

Li o que se anunciava em primeira página e – lá está! Na linha do bandarrismo, do sebastianismo que, obstinadamente, se apeganhenta na nossa pele colectiva, profetas da desgraça, charlatães das previsões e predições sem outro sentido que não seja aproveitar a fragilidade do povo crédulo e ignorante – charlatanice visionária. “Visionária” não por ser transmitida pela Visão. Mas, se calhar, também. Não bastava, já, os tais charlatães crescerem por aí como champignons, ainda mais em períodos de fraqueza e fragilidade do País e, como consequência infalível, dos cidadãos dele, não bastava já isso senão que órgãos ditos da comunicação social, como a Visão, aproveitarem a oportunidade da mórbida fraqueza da audiência (no caso, legência), e – para vender, pois! – estamparem a charlatanice, com apelativas chamadas de primeira página! Charlatanice que podemos, assim, classificar em três espécies, a saber: charlatanice tout court; charlatanice pseudocientífica; charlatanice de aproveitamento para vender revistas e jornais e outros órgãos que tais !

Tenho de terminar dizendo que tenho agora mais duas razões para rejeitar a Visão: 1) isto que acabo de descrever; 2) a adopção, por parte da revista, do Acordo/Desacordo.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: