Metalúrgico que nos salve: procura-se

* Afinal, caiu o mito. Só os doutores nos podem, nos sabem governar? Uma ova! O metalúrgico Lula está salvando o Brasil! Deitou abaixo o mito. Lula bem pode apontar para doutores – economistas, juristas, engenheiros, generais e outros que tais. A governar-nos ou a presidir-nos, afinal, todos vão nus como qualquer outro rei.
O Lula está salvando o Brasil. Com os dois mandatos sucessivos e, agora, com o mandato que se segue, evitando a solução de continuidade. Vejam vocês bem: um operário metalúrgico, metalúrgico sindicalista! Entre outras coisas, nos seus dois mandatos, fez com que vinte milhões de brasileiros deixassem o limiar da pobreza e  mais dez milhões trepassem o limiar da classe média, aumentando a produção, e ao mesmo tempo aumentando o consumo: de quem consumia menos que o suficiente, quase não consumia, ou não consumia nada. A economia brasileira desenvolveu-se e aí temos o Brasil potência emergente!
E quem fez isto? Repete-se: um metalúrgico sindicalista. Lula está salvando o Brasil!

* Portugal democrático! Há mais de trinta anos! Quem nos encaminhou para o precipício em que estamos pendurados?! Governantes de dois partidos – agora tu agora eu – à compita, qual deles o mais, primeiro até ao pântano, depois até à tanga, agora até ao precipício. Na Europa!

Suas Excelências os Presidentes – os ‘Ex’ e o ‘não Ex’ – o que fizeram para vedar o caminho da catástrofe? Nem vetaram nem vedaram (verbos divergentes). Limitaram-se a promulgar a má governação alternante que, desde o 25 de Novembro, nos tem, progressivamente, conduzido a esta desgraça. Destruíram a produção: agricultura, pescas, indústria; destruíram a rede ferroviária. E mais… Quer dizer, deixaram tudo  chegar ao ponto de estar tudo por fazer! Na estaca zero? Não! Abaixo, muito abaixo da estaca zero. Mas ao menos, desenvolveram uma coisa.  Desenvolveram o comércio das grandes superfícies que, até que haja quem compre, se fartam de vender o que só vem de fora!…

E entretanto, os três ‘ex-‘ acabam de se ‘honoriscausar’! O ‘não ex’ explicou tudo a Obama! Tintim por tintim, porque nunca se engana e raramente tem dúvidas, ensinou-lhe bem como devia ser. Cá, e talvez lá…

Não nos salvou na primeira. Mas diz que na segunda nos salvará!… E parece que os três aderiram ao ‘não ex’. Solidariedade de classe, pois!

* (Um parêntese bem a propósito:

Quem fala de Cavaco, pode falar de Passos. Transcrevo de “DN CARTAS”, in DN, 28/11/710, p. 9:

“[…] 1) Diz Pedro Passos Coelho: ‘O PSD não pode, 25 anos depois de Cavaco, estar dependente das figuras desse período. Eu não venho dessa fornada’. “O meu comentário é: quem ajudou a resolver a aprovação do OE2011? O Dr. Catroga, antigo ministro das Finanças, em colaboração com o actual ministro Teixeira dos Santos. Quem foi a deputada que a AR, de pé, aplaudiu na discussão no último OE2011? A Dra. Manuela Ferreira Leite. 2) Dr. Passos Coelho: qual é então, se for primeiro-ministro, a sua fornada? Quem? Aí é que está o problema: o actual PPD/PSD, se não tem políticos da ‘fornada’ de Cavaco, tem quem?” ).

* E, já que Cavaco quer bisar, quero eu deixar aqui umas perguntas, não retóricas, mas de resposta óbvia e imediata. Só quem não quiser não saberá responder :

Caros Concidadãos!

Vocês querem dar ‘bis’ a quem esteve 10 anos nos governos que nos encaminharam para este precipício? Que assinou o PAC que proibiu a produção agrícola e das pescas e não só?! A agricultura! Ah! Não se lembram de ver os campos do Ribatejo, e por esse País além, cultivados abundantemente de girassol e outros?… E vai-se a ver, todas essas belas culturas eram bem subsidiadas pela Europa, com a condição de não serem colheitadas! Trabalhavam-se os campos, tudo bem pago pela Europa, para deixar tudo secar e apodrecer no campo. E tudo assim , ou mais ou menos assim.

* Governantes e Presidentes, que fizeram, pois, eles pelo País?! Sim, que fizeram eles, além de cuidarem da sua própria carreira pessoal que, pelos vistos, lhes dá direito a serem guindados a postos elevados, de choruda remuneração, ou à tal múltipla pensão vitalícia de que não prescindem, nem mesmo à força de ‘péques’?!

* Quem nos acode? Quem nos poderá salvar? Não haverá por aí um metalúrgico, sindicalista, assim género Lula, que nos possa salvar desta desgraça?!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: