Eduardo Galeano

memoriadofogo_capa

Li, no DN e outros jornais, a triste notícia da morte do grande escritor Eduardo Galeano. E se ele foi, para mim, um grande escritor! Tive a honra de ser seu tradutor: saiu pela Livros de Areia o 1º volume da grande obra MEMÓRIA DO FOGO. O segundo volume está traduzido… no meu computador… E o volume 3º está, também, no meu computador, metade traduzido…. O nosso projecto – meu, como tradutor, e da editora Livros de Areia – não foi levado a cabo por falta de dinheiro para a publicação. Vêem a grande tristeza que invadiu a minha alma!?

O Grande escritor Eduardo Galeano morreu. E agora? Como vai ser possível que as “genocidadas” e derrotadas tribos sul-americanas possam reviver, resgatadas, nas leituras de gente séria?!…

Não vou dizer-te, grande Eduardo, “paz à tua alma!”, porque a tua alma está em paz nas tuas obras. Até que os humanos se aguentem neste Planeta que, esse, um dia terminará com tudo o que lhe respeita… Quem duvida? Eduardo Galeano bem o sabia.

Teu tradutor, que se sente tão honrado de o ser, te lembrará nas suas traduções, se alguma vez nos for possível, a quem o quiser ler!…

António Marques
Pombal, 16/ 04/ 2015

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: