Um pedaço de bolo óptimo

Era , na Rádio, um dia destes, o Jogo da Língua. De uma frase que poderia ser esta do título, fazia-se a seguinte pergunta:

“a palavra ‘óptimo’ corresponde ao adjectivo ‘bom’ no grau superlativo absoluto
a) sintético
b) analítico
Qual das duas alíneas está correcta?”

O concorrente lá foi pensando, lá foi tentando dizer e, com uma ajudinha, já não me lembro se acertou ou se errou. Mas tal também não interessa agora para o que me traz aqui. O que aqui me interessa tem a ver com a explicação da senhora doutora supervisora. É que, depois de dizer que o comparativo de superioridade do adjectivo ‘bom’ é ‘melhor’, disse, seguidamente, que o comparativo de inferioridade do mesmo adjectivo é ‘pior’ e foi precisamente por este busílis que me decidi a comentar o caso. A comentar afirmando que, aqui, está errado: pois toda a gente devia saber que ‘pior’ não pertence à flexão do adjectivo ‘bom’, mas sim do seu antónimo ‘mau’. Resumindo, ‘pior’ é o grau comparativo sintético de superioridade do adjectivo ‘mau’ que também tem uma forma analítica: ‘mais mau’, o que não acontece com o adjectivo ‘bom’ que apenas tem uma forna analítica: ‘menos bom’. A confusão aqui intrometida vem, certamente, do facto de os dois adjectivos – bom e mau – serem antónimos em todas as formas flexivas: pior é antónimo de melhor; péssimo é antónimo de óptimo. As formas flexivas do adjectivo ‘bom’ só poderão ter, com as do adjectivo ‘mau’ uma relação semântica de antonímia, e não uma relação morfológica de flexão.

‘Pior’ é comparativo de superioridade de ‘mau’; o de inferioridade é o analítico ‘menos mau’. Do adjectivo ‘bom’: comparativo de superioridade é o sintético ‘melhor’ e o de inferioridade o analítico ‘menos bom’.

Acham confuso? Pois, o português, às vezes, além de confuso, pode ser muito traiçoeiro…

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: