Europa de hoje (União Europeia) e Europa dos tempos feudais: que diferença?

É na primeira página do DN de 14/07/15: aquela gargalhada dos três, entre os mandões maiorais do Eurogrupo, foto explicada em legenda sobreposta, na qual se vê, bem realçado, o riso alvar mostrando os dentes até bem ao fundo da garganta, de um tal senhor Djisselbloem. Para ficar mais completo o grupo, sentimos nós que falta lá pelo menos uma quarta gargalhante: a chanceler Merkel, pois claro. São estes, e mais alguns, os novos suseranos da Europa de hoje, União Europeia chamada (UE). Será então bem oportuno perguntar: entre os novos suseranos da Europa de hoje (UE) e os suseranos da Europa dos Tempos Feudais, que diferença?!

Querem vocês ver? Vejam:

Das quatro idades em que se costuma dividir a História Universal – Antiga, Média, Moderna e Contemporânea –, a Idade Média é, sem dúvida, a mais longa e, por ventura, a mais negra. Convém ver, numa boa enciclopédia, as seguintes entradas, sobre as instituições e principais aspectos característicos da Época Medieval, a saber: Feudalismo, Cruzadas, Inquisição, Escolástica (Filosofia serva da Teologia). Mas, vamos então ao

FEUDALISMO (de origem germânica). “Os reis bárbaros conseguiram êxito nas invasões graças sobretudo aos seus bandos de companheiros ajuramentados e dedicados. Em particular Clóvis (adrede baptizado cristão) deveu ao seu globus o domínio da Gália. E em breve toda a Europa era feudal [atentem ao radical globus]. O vínculo entre o vassalo e o senhor (suserano) é criado pelo juramento e os deveres originados do juramento exprimiram-se pela palavra obsequium. O vassalo, de joelhos e desarmado, punha as mãos unidas nas mãos do seu senhor e declarava-se seu homem por tal feudo; o senhor levantava-se, beijava-o na boca e depois o vassalo, de pé, prestava, sobre o Evangelho, o juramento de fidelidade a que correspondia da parte do senhor a investidura.” (Das enciclopédias).

Pergunta-se agora: o que é que falta a estes mandantes (na sua maioria nem sequer eleitos pelos vassalos, quanto mais pela legião de escravos dos pobres dos povos europeus!
– Sim, o que falta? O que é que falta?
– Apenas o rito, que é subentendido lá entre eles…

Então, voltemos ao princípio: Europa de Hoje (União Europeia (EU) e Europa dos Tempos Feudais. Que diferença?!…

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: