O Autor

António Marques, professor do ensino secundário, Grupo 8º-A, profissionalizado, nomeação definitiva, agora aposentado.

Tudo isto (Tento na Língua!, livros ou blogue) teve origem num ‘projecto de extensão curricular’, pensado e levado a efeito na Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, nos anos lectivos de 95/96 e 96/97, enquanto o autor foi delegado de Grupo (8º-A).
Partindo de erros mais correntes – ‘pontapés na gramática’ – que todos os dias ferem olhos e ouvidos de utentes mais conhecedores da chamada norma linguística, elaborava-se a matéria de forma adequada à exposição mural.
Não tardou a surgir a ideia de converter em livro a matéria usada… ( da Nota Introdutória ao Tento 1), tendo saído o “Tento – 1”, 1ª edição em Agosto/2001. A Plátano Editora que o diga…

Da experiência vivencial do ensino da Língua que é nossa Pátria, bem como do nunca desprezado estudo aprofundado da mesma, nasceu esta constante preocupação de ajudar os falantes a ‘falarem’ correctamente. E também a aprender com eles…
Mas vamos lá ver…, não se considera o autor um zelador da norma, nem, muito menos, um zelote! O que ele tem pretendido, e continua a pretender, é contribuir, modesta mas convictamente, para que o Português mal usado passe a ser usado mais conforme às normas linguísticas vigentes.

Também aqueles que sempre procuram na escrita o autobiografismo, poderão encontrar aqui, no âmbito desta iniciativa, motivos bastantes para se alegrarem. Porquanto ela decorre de uma vivência docente linguística de que ele, o autor, está impregnado, no sentido diacrónico e sincrónico, da língua em causa e da sua própria vida. Em Portugal, no ensino particular e oficial. Também em Angola, colónia e depois país independente. Que grande lição, sobretudo na perspectiva sincrónica, embora diacronicamente enquadrada no seu currículo docente!

(Por curiosidade, não deixe o ‘blogovisitante’ de confrontar algumas das rubricas do livro: 7 e 223 (especialmente); e também 236 e 243. Vide também: Safa! Do que eu me livrei!, na revista O PROFESSOR, nº 89 – Jan/Abril 2005, p. 64-71).

…………………………………………………………………………………………………………………………
Este blogue © 2008 António Marques

Anúncios

2 thoughts on “O Autor

  1. Cara redação do portal “Tento na Língua”,

    Gostaria de convidá-los para visitarem a página do Linguee.com.br . Caso gostem do Linguee, ficaríamos muito honrados com um link do Linguee na página do portal assim como a divulgação dos nossos serviços.

    Linguee é um serviço online gratuito que oferece uma máquina de busca de traduções e um dicionário português-inglês. Linguee em português juntamente com as versões espanhol-inglês (linguee.es) e francês-inglês (linguee.fr) estão disponíveis desde o dia 12 de Agosto de 2010. A versão em alemão-inglês já existe há pouco mais de um ano e é um sucesso com meio milhão de buscas diárias.

    Um pouco sobre Linguee:

    Linguee é um serviço gratuito com um diferencial que irá revolucionar o conceito de dicionário online. O nosso banco de dados possui aproximadamente 1.000 vezes mais material traduzido do que qualquer outro dicionário online tradicional e a maioria desse material é constituída de frases completas traduzidas por seres humanos. Isso permite que se busque não somente palavras soltas mas também expressões e até mesmo frases. Portanto é possível encontrar termos compostos como “chuva forte”, “vermelho forte”, “potencial forte”, etc. Em dicionários online tradicionais a busca por tais termos não oferece um correspondente satisfatório em inglês. O Linguee oferece traduções contextualizadas, o que é perfeito para esse tipo de busca.

    É importante destacar as fontes utilizadas por Linguee. Não somente pela enorme quantidade de material traduzido à disposição do usuário, cifra que chega a 50 milhões de traduções, mas também pela alta qualidade dos textos. Entre as fontes mais importantes estão documentos da União Européia e de outras instituições internacionais renomadas, patentes assim como páginas da rede bilíngue. Em cada exemplo fornecido é possível encontrar um link que redirecionará o usuário para a respectiva fonte.

    Fico à disposição para eventuais perguntas.

    Espero que gostem.

    Obrigada!

    Cordialmente,

    —————————————–
    Erica Richter
    Responsável pelo Departamento de Língua Portuguesa
    —————————————–
    Telefone: +49 (0) 221 94653464
    Fax: +49 (0) 221 94653465
    erica@linguee.com.br

    Linguee GmbH
    Hohenzollernring 1
    50672 Colônia
    Alemanha

  2. Estou interessado em adquirir todos os livros subordinados ao título Tento na língua. Poderei efectuar o pagamento por cheque ou depósito no nib que me indicar.
    Cumprimentos.
    José-Augusto de Carvalho
    Inscrito na APE sob o nº.1103
    Rua Teófilo Braga, 37
    7090-286 Viana do Alentejo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s