Os Livros

livros21.jpg

Desde Agosto de 2001, anda aí pelos ares editoriais uma obrinha que se chama Tento na Língua!… – Gralhas que por aí grasnam, erros que por aí grassam, de que foram publicados 3 volumes e um volume compacto. Com a anuência da Plátano Editora achámos por bem “netinstalar” o Tento na Língua!… Nesta página poderá encomendar todos os volumes da série, usando o link junto a cada título e respectiva capa.

Esta obra mereceu a atenção de pares e da imprensa (a começar numa pequena mesa-redonda sobre o ensino do Português realizada por Carlos Pinto Coelho no programa da RTP2 Acontece, à volta do primeiro volume), tendo Rúben de Carvalho, em crónica no Diário de Notícias de 25.06.2005, escrito:

“uma prestimosa obra,… que, para além de umas sustentadas palmatoadas aos ‘pensei de que’, ‘a gente fomos jantar’ e outras tropelias, tem o especial interesse de esgravatar origens de regionalismos, frases feitas e outras muletas que quotidianamente usamos sem muito bem sabermos como e onde brotaram.”

Da contracapa do volume 1:
Qualquer falante da língua materna – no caso, o PORTUGUÊS – que quisesse fazer um teste à sua “competência linguística” como utente dessa língua, poderia experimentar pôr em prática, durante uns dias, a sugestão que a seguir lhe propomos. Sempre que se encontre na situação de receptor em código linguístico – e isso acontece normalmente a toda a hora – quer a nível escrito como leitor, quer a nível oral como ouvinte, procure detectar e registar todos os “pontapés na gramática” que vai lendo e ouvindo. Se, ao fim de cada dia, não tiver registado pelo menos meia dúzia (e é ser condescendente!), então poderá concluir, seguramente, que a sua “competência linguística” não é famosa…
Convidamo-lo agora, caro possível leitor, a confrontar a sua competência linguística com os erros mais frequentes que aqui se registam e comentam. Experimente!

Da contracapa do volume 2:
“Meu caro António Marques,
Acabo de receber o seu livro TENTO NA LÍNGUA!… e quer acreditar que o li de uma ponta à outra como se de um romance com um enredo intrigante se tratasse?! Queria saber o que vinha a seguir, e a seguir…
Boa a hora em que o enviou para publicação e o publicaram! Muitos parabéns!
Lx, 20/11/2001”
De carta da
Dra Lurdes Silva, professora na Fac. de Psic. e Ciências da Educação
(Universidade de Lisboa)

Da contracapa da edição compacta:
A procura excedeu a expectativa de autor e editora. De forma que decidimos lançar, paralelamente, uma edição – a da capa verde – que se convencionou chamar compacta, porque ela contém todas as 360 rubricas dos três volumes.

…………………………………………………………………………………………………………………………
Este blogue © 2008 António Marques

Anúncios

One thought on “Os Livros

Os comentários estão fechados.